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DeveloperFlex - Soluções para Desenvolvedores Visual DataFlex
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A tela Configurações do sistema de menu permite alterar várias opções do MenuFlex.
Nesta tela, o botão "Aplicar" salva as alterações sem fechar a tela, o botão "Cancelar" fecha a tela sem salvar as alterações e o botão "Ok" salva as alterações e fecha a tela.
Na guia "Controles avançados" é possível ligar a opção de sincronização de data e hora. Basta marcar o checkbox "Sincronizar data/hora" e informar o caminho UNC da máquina de onde a data e a hora serão carregadas para a sincronização.
Toda vez que um usuário fizer login a data e hora da máquina dele serão sincronizadas com a data e hora da máquina cujo nome foi informado nesta tela. Note entretanto que, se o usuário não tiver permissão de alterar a data do seu computador, esta opção não terá nenhum efeito para ele.
Em "Configurações de lock-timeout" é possível alterar os atributos DF_LOCK_DELAY, DF_LOCK_TIMEOUT e TRANSACTION_RETRY. O valor padrão do DataFlex é o que já vem configurado e não é recomendado alterar estes parâmetros se não souber exatamente para que eles funcionam. Para maiores informações sobre o que são essas propridades o Help do DataFlex deve ser consultado.
Ao criar um novo usuário no sistema, as cores padrões, as imagens de fundo e a opção de menu definidas nesta tela serão usadas. Se o novo usuário desejar poderá alterar estas opções na tela "Minhas preferências".
Na guia "Efeitos visuais > Cores" é possível especificar qual será a cor padrão do objeto e cor do texto dos objetos Form (Form, dbForm, ComboForm, etc) quando eles receberem o foco, no grupo "Objetos xxxForm".
No grupo "Objetos DbGrid e DbList" pode-se especificar quais serão as cores padrões da linha corrente, texto da linha corrente, célula corrente e texto da célula corrente para objetos das classes DbGrid e DbList.
Nas guias "Dialogs", "Reportviews" e "Views", dentro da guia "Efeitos visuais" você pode alterar o ícone e imagem de Background (papel de parede) para os Dialogs, ReportViews e Views do programa.
Para escolher um novo ícone basta pressionar o botão com a imagem da lupa e uma janela surgirá para realizar a escolha do arquivo:
O arquivo de ícone deve estar obrigatoriamente no diretório Bitmaps da Workspace.
Para escolher um arquivo de fundo basta dar um duplo-clique no painel abaixo do rótulo e uma janela surgirá para escolha do arquivo:
A imagem que será usada como imagem de fundo deve estar obrigatoriamente no diretório Bitmaps da Workspace.
Se não for desejado a apresentação de uma imagem de fundo basta pressionar o botão "Limpar imagem" para remover a imagem em uso.
Na guia "Menu" é possível configurar se o menu Pull-Down será vertical (a opção padrão) ou horizontal:
O menu Pull-Down vertical irá exibir todas as opções dentro de um único item "Sistema":
Enquanto o menu Pull-Down horizontal irá exibir cada uma das opções no menu principal da aplicação:
Na guia "Client area", se a opção "Habilitar uso de bitmaps personalizado na client area" for marcada, a ClientArea da aplicação irá respeitar a imagem configurada na propriedade Bitmap:
Na guia "Barra de status" pode-se habilitar/desabilitar diversas opções de exibição na barra de status da aplicação:
O primeiro item da barra de status sempre exibirá a ajuda de contexto, que é o padrão.
No próximo espaço é possível exibir o nome do objeto View/Reportview que estiver aberto. A exibição pode ser feita com o nome completo ou como nome curto.
Também é possível exibir o login do usuário, os indicadores do teclado (Capslock, Numlock e Scrollock) além da data e hora atual.
A imagem abaixo mostra como fica a barra de status (com cortes) com as opções escolhidas conforme exibido na imagem acima:
Na guia "Inatividade" há duas opções de configuração relativas à inatividade do usuário.
Para desabilitar uma destas opções basta usar o valor 0 (zero). E o valor da primeira opção deve ser menor do que o valor informado na segunda opção.
Na guia "Manutenção" é possível:
As demais opções são mais informativas e em situações normais não precisarão ser alteradas:
Na guia "Segurança" estão algumas configurações de segurança que são aplicadas às contas dos usuários:
Na guia "Log de eventos/estatísticas" estão algumas configurações que podem ser ligadas/desligadas para gerar ou não registros no log de eventos:
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