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Uma das maiores preocupações ao implementar novas versões do MenuFlex é a de tornar o processo de migração para os desenvolvedores que estiverem usando a versão anterior do MenuFlex o mais simples possível. Abaixo seguem os detalhes do processo de migração.
Atenção: os passos descritos pressupõem que a versão atual do MenuFlex é a versão 18.2.12. Se a versão atual for a 18.0.11 primeiro deve ser feita a migração para a versão 18.2.12 conforme descrito no tópico "Migrando para a versão 18.2.12" para depois migrar para a versão 19.1.13.
Para que a migração da versão 18.2.12 para a versão 19.1.13 ocorra sem problemas, os seguintes pré-requisitos devem ser observados:
Antes de iniciar o processo de migração na área de desenvolvimento é recomendado que seja feito um backup de todas as Workspaces e Libraries que serão migradas.
Antes de iniciar o processo de atualização na área de produção é recomendado que seja feito um backup da base de dados e dos programas compilados.
Foram acrescentadas duas novas tabelas na versão 19.1.13: MANTABLE e ITMANTABLE.
O primeiro passo do processo de migração será copiar estas duas tabelas (DAT, K*, TAG e HDR) para o diretório Data da sua Workspace. Pegue estes arquivos a partir do diretório Data da NovaWorkspace que acompanha o MenuFlex.
Não é necessário cadastrar estas tabelas no filelist da aplicação por enquanto, pois o programa de atualização fará isso automaticamente.
Lembre-se de que quando for colocar a nova versão da sua aplicação em produção, será necessário também copiar estes arquivos.
Primeiramente é necessário remover a Library da versão 18.2.12 e acrescentar a Library da versão 19.1.13 da seguinte forma:
A Library do MenuFlex possui um projeto criado especialmente para atualizar a estrutura das tabelas do MenuFlex 18.2.12 para a versão 19.1.13. Para executar este programa nenhuma tabela pode estar aberta, pois ele abrirá as tabelas em modo exclusivo. É necessário executar este programa na área de desenvolvimento e na área de produção.
Adicione o projeto na Workspace clicando em "Project > Add Project" localizando o arquivo AtualizaTabelas19_1_13.src que está no diretório MenuFlexLibrary-AppSrc-MenuFlex_Library_Projetos-Atualizacao. Não é necessário copiar este arquivo para o diretório AppSrc da sua Workspace.
Além do programa que atualiza a estrutura da base de dados, adicione, compile e execute o programa "Atualiza_LogDD_Nm_Objeto_Orige.src". Este programa irá transformar em letras maiúsculas, o conteúdo do campo LOGDD.NM_OBJETO_ORIGE de todos os registros.
Atenção: Este processo pode demorar vários minutos se a quantidade de registros nas tabelas que serão reestruturadas for muito grande. Recomenda-se que a execução do programa de atualização seja feita na máquina onde está a base de dados e não via rede. Estes programas precisarão ser executados na base de produção quando o programa executável for atualizado com a nova versão do MenuFlex.
Após executar o programa de atualização, gere os arquivos .FD das tabelas do MenuFlex da sua workspace.
É necessário adicionar ao projeto a nova view de manutenção de tabelas, para isso deve ser incluido a linha Use MenuFlex_Library_ViewsManutencaoDeTabelas.vw no src da Workspace
Uma vez que as tabelas já estão atualizadas, a próxima etapa é copiar os arquivos .DD. A partir do diretório DDSrc da NovaWorkspace, copie todos os arquivos .DD para o diretório DDSrc da sua Workspace.
A partir do menu principal do Studio escolher a opção Project > Project Properties, pressionar então o botão Scan for images, escolher Sim e aguardar o Studio fazer a varredura nos arquivos para criar a lista de ícones e bitmaps usados no projeto.
Executar a leitura das imagens para cada um dos projetos da workspace.
Após a execução dos passos acima a Workspace estará pronta para ser compilada e testada com a nova versão do MenuFlex.
A última etapa necessária para completar a migração é cadastrar a nova tela que foi criada. Na imagem abaixo vemos destacada a nova opção adicionada no MenuFlex 19.1.13:
A seguir estão as informações necessárias para cadastrar este item. Basta cadastrá-lo na posição que achar mais conveniente para a aplicação.
A primeira coluna mostra o campo código, que será gerado automaticamente no momento da gravação. A segunda coluna é o código do módulo, que pode ser 0 (zero) se for desejado que a opção apareça em todos os módulos. A quarta coluna é o nome de exibição. A quinta coluna deve ser deixada em branco. A sexta e a sétima colunas devem ser preenchidas com "VW" e a última coluna é o nome de ativação do objeto.
Manutenção de tabelas: