Configurações do sistema

A tela Configurações do sistema de menu permite alterar várias opções do MenuFlex.

Nesta tela, o botão "Aplicar" salva as alterações sem fechar a tela, o botão "Cancelar" fecha a tela sem salvar as alterações e o botão "Ok" salva as alterações e fecha a tela.

Controles avançados

Controles avançados

Na guia "Controles avançados" é possível ligar a opção de sincronização de data e hora. Basta marcar o checkbox "Sincronizar data/hora" e informar o caminho UNC da máquina de onde a data e a hora serão carregadas para a sincronização.

Toda vez que um usuário fizer login a data e hora da máquina dele serão sincronizadas com a data e hora da máquina cujo nome foi informado nesta tela. Note entretanto que, se o usuário não tiver permissão de alterar a data do seu computador, esta opção não terá nenhum efeito para ele.

Em "Configurações de lock-timeout" é possível alterar os atributos DF_LOCK_DELAY, DF_LOCK_TIMEOUT e TRANSACTION_RETRY. O valor padrão do DataFlex é o que já vem configurado e não é recomendado alterar estes parâmetros se não souber exatamente para que eles funcionam. Para maiores informações sobre o que são essas propridades o Help do DataFlex deve ser consultado.

Efeitos visuais

Cores

Ao criar um novo usuário no sistema, as cores padrões, as imagens de fundo e a opção de menu definidas nesta tela serão usadas. Se o novo usuário desejar poderá alterar estas opções na tela "Minhas preferências".

Efeitos Visual > Cores

Na guia "Efeitos visuais > Cores" é possível especificar qual será a cor padrão do objeto e cor do texto dos objetos Form (Form, dbForm, ComboForm, etc) quando eles receberem o foco, no grupo "Objetos xxxForm".

No grupo "Objetos DbGrid e DbList" pode-se especificar quais serão as cores padrões da linha corrente, texto da linha corrente, célula corrente e texto da célula corrente para objetos das classes DbGrid e DbList.

Dialogs, ReportViews e Views

Nas guias "Dialogs", "Reportviews" e "Views", dentro da guia "Efeitos visuais" você pode alterar o ícone e imagem de Background (papel de parede) para os Dialogs, ReportViews e Views do programa.

Efeitos visuais > Dialogs

Efeitos visuais > Reportviews

Efeitos visuais > Views

Ícone

Para escolher um novo ícone basta pressionar o botão com a imagem da lupa e uma janela surgirá para realizar a escolha do arquivo:

Escolha um ícone

O arquivo de ícone deve estar obrigatoriamente no diretório Bitmaps da Workspace.

Imagem de fundo

Para escolher um arquivo de fundo basta dar um duplo-clique no painel abaixo do rótulo e uma janela surgirá para escolha do arquivo:

Escolha uma imagem

A imagem que será usada como imagem de fundo deve estar obrigatoriamente no diretório Bitmaps da Workspace.

Se não for desejado a apresentação de uma imagem de fundo basta pressionar o botão "Limpar imagem" para remover a imagem em uso.

Menu

Na guia "Menu" é possível configurar se o menu Pull-Down será vertical (a opção padrão) ou horizontal:

Efeitos visual > Menu

O menu Pull-Down vertical irá exibir todas as opções dentro de um único item "Sistema":

Menu pulldown

Enquanto o menu Pull-Down horizontal irá exibir cada uma das opções no menu principal da aplicação:

Menu toolbar

Client area

Na guia "Client area", se a opção "Habilitar uso de bitmaps personalizado na client area" for marcada, a ClientArea da aplicação irá respeitar a imagem configurada na propriedade Bitmap:

Efeitos visuais > Client area

Barra de status

Na guia "Barra de status" pode-se habilitar/desabilitar diversas opções de exibição na barra de status da aplicação:

Efeitos visuais > Barra de status

O primeiro item da barra de status sempre exibirá a ajuda de contexto, que é o padrão.

No próximo espaço é possível exibir o nome do objeto View/Reportview que estiver aberto. A exibição pode ser feita com o nome completo ou como nome curto.

Também é possível exibir o login do usuário, os indicadores do teclado (Capslock, Numlock e Scrollock) além da data e hora atual. 

A imagem abaixo mostra como fica a barra de status (com cortes) com as opções escolhidas conforme exibido na imagem acima:

Barra de status

Inatividade

Inatividade

Na guia "Inatividade" há duas opções de configuração relativas à inatividade do usuário.

  • Se o usuário não interagir com o sistema durante a quantidade de tempo em minutos informada na opção "Fechar tabelas se o usuário ficar inativo por", o programa irá fechar todas as tabelas e colocar o programa em um modo de hibernação. Se o usuário voltar a interagir com o programa as tabelas são reabertas à medida que ele começa a utilizá-las. 
  • Se o usuário não interagir com o sistema durante a quantidade de tempo em minutos informada na opção "Fechar o programa se o usuário ficar inativo por", o sistema será automaticamente finalizado. Importante salientar que alterações deixadas na tela e que não foram salvas serão perdidas no momento que o sistema fechar automaticamente por conta desta configuração.

Para desabilitar uma destas opções basta usar o valor 0 (zero). E o valor da primeira opção deve ser menor do que o valor informado na segunda opção.

Manutenção

Manutenção

Na guia "Manutenção" é possível:

  • Ligar um alerta para que o usuário ADMIN seja avisado se uma das tabelas DataFlex do sistema estiver com um determinado percentual da capacidade de registros utilizada, permitindo realizar uma manutenção preventiva antes que a tabela atinja a capacidade máxima. 
  • Ligar um alerta para avisar o usuário (se o cadastro do usuário estiver configurado para tal) quando a tabela de Log estiver com mais de # registros. Esta opção só será usada se a base de dados for DataFlex. Se o usuário for o ADMIN ou um super-usuário, quando o alerta for exibido ele dará a opção para o usuário iniciar o processo de arquivamento dos registros de Log e zerar as tabelas para começar a gravação de um novo período.

As demais opções são mais informativas e em situações normais não precisarão ser alteradas:

  • A opção "Arquivamento de log em andamento" indica se o processo de arquivamento de log está em andamento. Quando esta opção está marcada os usuário não conseguirão acessar o sistema. Sendo assim, esta opção sempre será exibida desmarcada neste tela. 
  • Em "Contador de arquivamento de Log" estará o código do último arquivamente feito. 
  • Em "Último Id da tabela LogDD" está o último número usado para geração do campo LogDD.Id_Log. 

Segurança

Segurança

Na guia "Segurança" estão algumas configurações de segurança que são aplicadas às contas dos usuários:

  • Tamanho mínimo de senha;
  • Número máximo de tentativas de login, e caso seja excedido a conta do usuário é bloqueada;
  • Validade da senha em dias, e quando excedido o usuário será obrigado a trocar a senha;
  • Alertar o usuário quando faltar # dias para a senha expirar;
  • Não permitir que o usuário utilize uma das últimas # senhas.

Log de eventos/estatísticas

ConfigLog

Na guia "Log de eventos/estatísticas" estão algumas configurações que podem ser ligadas/desligadas para gerar ou não registros no log de eventos:

  • Gerar log de abertura de telas: se esta opção for marcada será gerado um log de evento toda vez que o usuário abrir uma View ou ReportView. Para não gerar o registro em uma View ou ReportView específica pode ser configurada a propriedade pbLogarAbertura com False. 
  • Gerar log quando usuário fizer login: se esta opção for marcada, toda vez que o usuário fizer login no sistema será gerado um log deste evento. 
  • Gerar estatística de utilização das opções do menu: se esta opção for marcada, sempre que uma opção do menu for aberta será incrementado um campo de uso na tabela Menu. Desta forma será possível saber quantas vezes uma determinada opção do menu foi ativada.
  • Gera log de recnum: se esta opção for marcada, o log de operações de DD’s irá gravar o número do recnum se a tabela for DataFlex. Por padrão, esta opção está desligada. Se for ligada, não irá funcionar para tabelas DataFlex. Esta opção está disponível a partir da versão 18.0.11 do MenuFlex.
  • Filtra o Log pelo registro posicionado: se esta opção estiver marcada, quando a tela "Log de eventos dos dicionários de dados" for ativada a partir de uma View com um registro posicionado, será feito um filtro automático para exibir apenas os logs relativos àquele registro. Esta opção está disponível a partir da versão 18.2.12 do MenuFlex.
  • Pasta padrão para arquivamento de log: Permite especificar uma pasta padrão para o arquivamento de Log. Se não for informada pasta, o arquivamento de log será feito na pasta Data da Workspace. Esta opção está disponível a partir da versão 18.2.12 do MenuFlex.

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